|
segunda-feira, setembro 19, 2005
O perigo do futebol modermo. Os Diabos Vermelhos aproveitaram o jogo de ontem para exprimir a sua solidariedade com os adeptos austríacos que acabam de ver o seu clube de sempre desaparecer. Concorde-se ou não com todos os pontos mencionados, fica aqui um texto que merece ser lido por todos os que amam este fantástico desporto que é o futebol. "Imaginem que um multimilionário comprava o nosso clube? Em principio, tudo bem. Ao exemplo do Chelsea, poderia financiar aquisições com a sua fortuna, e o nosso Benfica poderia ombrear com os grandes clubes europeus.No entanto, nem tudo são rosas. Na Áustria um clube com história conheceu a faceta mais negra do futebol-negócio: o dono da conhecida bebida Red-Bull comprou o Áustria-Salzburg por um preço bastante irrisório (à semelhança do que se passou em Itália com o Torino e o Parma), e todos os adeptos pensaram que era a salvação do clube.Puro engano. O SV Áustria Salzburg, apesar das promessas dos compradores, pura e simplesmente desapareceu. O clube finalista da Taça UEFA, em 94, perdeu as suas cores (violeta e branco), o seu símbolo, e os seus troféus. Ganhou um novo nome: Red Bull Salzburg (http://www.redbullsalzburg.com) Todo o historial. Toda a tradição. Tudo foi trocado em nome de uma marca: Red Bull. Um clube histórico, fundado em 1933 desapareceu.Hoje o clube é uma marca (não confundir com os históricos Bayer Leverkusen e o PSV Eindhoven, cujas equipas foram fundadas por trabalhadores da Bayer e Phillips respectivamente)Os adeptos que envergavam adereços (camisolas, cachecóis e bandeiras por exemplo) das cores antigas do clube, foram proibidos de entrar no estádio.Tudo se passou na Áustria, mas pode acontecer em Portugal, ou em qualquer país da Europa.Os adeptos de futebol são (ou devem ser) o 12º jogador. É devido aos adeptos que o futebol existe. Mas também são os adeptos que têm o poder de “alimentar” esta máquina voraz ou de dizer basta. Basta aos especuladores do “negócio” futebol; basta de transmissões televisivas que provocam dispersão de jornadas de quinta a segunda-feira; basta de jogadores que beijam a nossa camisola hoje, e a do adversário amanhã; basta de Estádios com nomes de marcas; basta de patrocínios mais importantes que o símbolo e história dos clubes; basta de Futebol Moderno… Ou querem assistir à final da Liga dos Campeões entre a Siemens e a Vodafone?" ver maiscomente:
Comments:
Enviar um comentário
|
CALCIO ROSSO - Blog de inspiração benfiquista |